
segunda-feira, dezembro 31, 2007
sexta-feira, novembro 23, 2007
Mértola : Estudos para escolher um eventual novo campo de tiro estão em fase preliminar

A Força Aérea Portuguesa garantiu que estão "em fase preliminar" os estudos para escolher um novo campo de tiro, caso o de Alcochete venha a ser usado para a construção do novo aeroporto de Lisboa.
Apesar de a Força Aérea frisar não ter "divulgado ou confirmado publicamente quaisquer localizações específicas" para um eventual novo campo de tiro e de referir que "a única fonte oficial da Força Aérea é o Gabinete do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea", nos últimos tempos, fontes militares admitiram, há meses, a zona de Mértola como alternativa.
Segundo um documento a que a Lusa teve acesso, o Campo de Tiro poderá ter que ser transferido de Alcochete, mesmo que a opção para o novo aeroporto de Lisboa seja a Ota, por razões de segurança.
Lusa 23/11/07
segunda-feira, novembro 19, 2007
Falta de condições de segurança causaram morte de operário Mértola

A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) já está a realizar um inquérito para apurar as causas e eventuais responsabilidades do acidente que ocorreu cerca das 09:15 durante obras de construção civil na escola de primeiro ciclo do ensino básico de Algodor.
A obra da Escola EB1 de Algodor, pertence à Câmara Municipal de Mértola e foi adjudicada à empresa eborense, sendo uma das quatro que estão a ser realizadas no concelho.
O acidente causou a morte de um operário, de 40 anos, natural do Senegal, que foi atingido por uma lage que caiu no alpendre da escola.
Mértola Online / Lusa
sexta-feira, novembro 16, 2007
Distribuição pública de água no conselho de Mértola com rupturas.
«Uma parte significativa da água distribuída no concelho perde-se na rede e não é consumida nem facturada, provavelmente devido a rupturas físicas, já que os consumos ilegais praticamente não existem e os não facturados estão identificados e medidos», disse à agência Lusa o vereador do município Jorge Rosa.
De acordo com estimativas da autarquia, as perdas de água, que variam de acordo com as dimensões e idades das redes, variam entre os 30 por cento nas redes mais antigas e os 10 por cento nas mais recentes.
Mértola Online / Lusa
quinta-feira, novembro 15, 2007
Recuperar peixe do Guadiana em extinção

Este núcleo, explicou à agência Lusa o presidente do Fluviário, José Manuel Pinto, vai arrancar "o mais rápido possível", fruto de uma parceria entre a instituição e a Universidade de Évora.
Mértola Online
quinta-feira, novembro 08, 2007
Língua Azul: Vacina para prevenir serótipo 1 começa a ser aplicada sexta-feira

Os ovinos de uma exploração pecuária no concelho de Coruche (Santarém) vão ser os primeiros a receber sexta-feira a vacina para prevenir o serótipo 1 da doença da Língua Azul, anunciou hoje o Ministério da Agricultura.
A primeira acção de vacinação contra o serótipo da doença que afecta quase 600 explorações em Portugal vai decorrer, a partir das 10:00, numa herdade em Foros de Lagoiços, na freguesia do Couço, e contar com a presença do Ministro da Agricultura, Jaime Silva.
A aplicação em Portugal da vacina, produzida em Espanha e que foi possível obter através de uma "estreita colabora��ão com os serviços veterinários espanhóis", explica o Ministério, vai permitir "em primeiro lugar, travar a progressão da doença às zonas da área geográfica sujeita a restrições onde ainda não foram detectadas suspeitas de Língua Azul". (...)
Lusa 08/11/2007
sexta-feira, novembro 02, 2007
quarta-feira, outubro 24, 2007
Vacina contra língua azul disponível a 6 de Novembro

A vacina para prevenir o serótipo 1 da doença da Língua Azul, deverá estar disponível gratuitamente a 06 de Novembro.
O Estado vai disponibilizar gratuitamente a vacina e a sua aplicação, que será obrigatória.
O ministro da Agricultura, Jaime Silva, anunciou que o Governo vai apoiar os produtores afectados pela doença da Língua Azul, pagando «entre 55 e cem euros» por cada animal morto.
Mértola Online
quinta-feira, outubro 11, 2007
19º Congresso do IFTTA arranca hoje em Beja, Mértola e Tavira

Beja, Mértola e Tavira recebem a partir de hoje e até dia 14 de Outubro, o 19º Congresso do IFTTA – Fórum Internacional de Juristas de Viagens e de Turismo, onde serão debatidos temas como “Novos Desenvolvimentos do Direito das Viagens”, “Danos Morais por Férias Estragadas”, “Ordenamento do Território e Desenvolvimento Turístico” e “Futuro do Direito das Viagens”.
Depois de nos últimos anos se ter realizado no Mónaco (2003), em Buenos Aires (2004), em Viena (2005) e em Malta (2006), o 19.º Congresso do IFTTA - Fórum Internacional de Juristas de Viagens e Turismo chega agora a Portugal.
O IFTTA é a maior organização internacional no domínio da regulação das Viagens e do Turismo e tem um estreito relacionamento com múltiplas instituições internacionais neste domínio, nomeadamente com a OMT - Organização Mundial do Turismo, a qual estará formalmente representada no evento. Aliás, esta iniciativa integra o Calendário de Eventos Turísticos Internacionais da OMT.
O Congresso envolve mais de 40 participantes, de 20 países, sendo que a sua organização está a cargo da ESTIG/IPBeja e do Centro de Estudos e Desenvolvimento do Instituto Politécnico de Beja - Vasco da Gama, contando com a colaboração da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, da Região de Turismo do Algarve, da Merturis – Empresa Municipal de Turismo de Mértola e do Município de Tavira e apoios de diversas outras entidades.
Turisver 11/10/2007
quarta-feira, outubro 10, 2007
Língua Azul já matou 679 animais, 108 explorações sob suspeita

Um total de 679 animais já morreram, no Alentejo e Algarve, devido à doença da Língua Azul, tendo o número de explorações pecuárias sob suspeita aumentado para 108, revelou hoje o Ministério da Agricultura.
Em comunicado, o ministério refere que, até às 12:00 de hoje, estavam confirmadas 108 explorações sob suspeita nos concelhos de Alcoutim, Almancil, Barrancos, Castro Marim, Faro, Mértola, Moura, Mourão, Serpa e Reguengos de Monsaraz.
Este conjunto de explorações reúne um efectivo pecuário de 18.756 animais, sendo que, destes, 1.400 estão afectados pela doença e 679 já morreram.
Lusa 10/10/2007
terça-feira, outubro 02, 2007
Língua azul: explorações sob suspeita em Mértola
segunda-feira, outubro 01, 2007
Todos os habitantes do concelho vão dispor de água da rede pública a partir de hoje

Todos os habitantes do concelho alentejano de Mértola (Beja) vão dispor de água da rede pública, a partir de segunda-feira, com a inauguração de 98 novos sistemas de abastecimento, disse hoje à Lusa o presidente do município.
Os novos sistemas de abastecimento público, alguns já a funcionar, "vão beneficiar as 98 povoações dispersas pelo concelho que ainda não dispunham de água da rede pública e nas quais o abastecimento era assegurado através de furos", explicou Jorge Pulido Valente.
Desta forma, salientou, "todo o concelho de Mértola fica coberto com sistemas de abastecimento público de água e todos os habitantes dispõem de água da rede pública".
"Mértola consegue um feito histórico, passando da 'lista negra' para o 'quadro de honra' do abastecimento público de água", regozijou-se o autarca, frisando que o "feito" vai acontecer em pleno Dia Nacional da Água, que se assinala segunda-feira.
A inauguração simbólica das 98 novas infra-estruturas vai decorrer no Cine-Teatro Marques Duque, às 12h30, numa sessão pública para assinalar o Dia Nacional da Água e na qual a autarquia vai apresentar o contributo de Mértola para o Plano Estratégico de Abastecimento de Água e de Saneamento de Águas Residuais 2007/2013. (...)
Lusa 27/09/2007
sexta-feira, setembro 28, 2007
Concentração Motard no Cais do Guadiana

O Moto Clube “Os Falcões das Muralhas”, agremiação de Mértola, promove entre sexta-feira e domingo, a II Concentração Motard. O evento decorre no Cais do Rio Guadiana.
No ano em que festeja o 5º aniversário, o Moto Clube “Os Falcões das Muralhas”, agremiação sedeada em Mértola, promove a partir de hoje até ao próximo domingo, a II Concentração Motard, que terá como cenário o Cais do Rio Guadiana, o local mais aprazível e vistoso da “Vila Museu”.
quinta-feira, setembro 13, 2007
Mértola quer sinalizar perigos do rio Guadiana

O município de Mértola quer instalar sinalética a alertar para os perigos existentes em algumas zonas do Guadiana para evitar acidentes, como o ocorrido no final de Agosto.
A autarquia de Mértola, em colaboração com a Capitania do Porto de Vila Real de Santo António, já propôs a afixação da sinalética ao Instituto Nacional da Água (INAG).
Mértola Online
segunda-feira, setembro 10, 2007
País dos portáteis
segunda-feira, setembro 03, 2007
Pai e filho continuam desaparecidos no Rio Guadiana.

O corpo da criança de nove anos que desapareceu, na última quarta-feira, foi encontrado na madrugada de domingo, no rio Guadiana. No sábado o corpo do pai, de 43 anos, foi resgatado. Ambos perderam a vida quando tomavam banho nas águas do Guadiana na zona de Mértola. (03/08/2007)
Mais 14 mergulhadores, da Marinha e dos bombeiros, reforçam sexta-feira o dispositivo montado em Mértola, junto ao Rio Guadiana, para encontrar o pai e o filho desaparecidos desde quarta-feira. (10:50 - 31/08/2007)
As buscas para encontrar o pai e filho desaparecidos há 24 horas no rio Guadiana, junto a Mértola, envolvem já cerca de meia centena de pessoas, adiantou a Capitania de Vila Real de Santo António. (16:20 - 30/08/2007)
Mértola Online
sexta-feira, agosto 31, 2007
Portugal e Espanha querem tornar Guadiana navegável

Esta previsto um investimento entre um a 10 milhões de euros e será levado à discussão durante a próxima Cimeira Ibérica. A navegabilidade poderá ir até ao Pomarão ou até à vila de Mértola.
O projecto de navegabilidade do rio Guadiana é uma aspiração antiga das povoações ribeirinhas da região, existem vários cenários de actuação, que variam entre um milhão de euros entre a cidade de Vila Rela de Santo António e a localidade do Pomarão e cinco a dez milhões com a intervenção desde a foz do rio até à vila de Mértola.
Mértola Online
V Feira Agropecuária Transfronteiriça em Vale do Poço

Entre os dias 7 e 9 de Setembro decorre em Vale do Poço mais uma edição da Feira Agropecuária Transfronteiriça.
Programa:
Dia 7 de Setembro, sexta-feira.
16h00 – Abertura do Certame - 18h30 – Inauguração oficial da Feira - Animação Circulante
Dia 8 de Setembro, sábado.
10h00 – Colóquio “Fileira da Cortiça” “Desafios e Problemas na Gestão do Montado” - 11h00 – Abertura do Certame - 17h00 – Vacada - 18h00 – Animação Circulante
Dia 9 de Setembro, domingo.
11h00 – Abertura do Certame - Colóquio “Apresentação do Plano de Gestão do P.N.V.G.” - 21h00 – Cuadro Flamenco “Entre Amigos” - 22h00 – Encerramento de Stands - 23h00 – Baile
quinta-feira, agosto 30, 2007
3WX anuncia a aquisição da HIPERW

A 3WX anuncia a aquisição da HIPERW, uma referencia em soluções de Internet. Desta forma, pretende ter uma expansão para o Algarve, onde será implementada uma nova estratégia de negócio.
“A prioridade da 3WX é crescer no sector da Internet, para o fazer de uma forma mais rápida, precisa de comprar activos já existentes e em funcionamento. Além disso, o mercado oferece, neste momento, algumas boas oportunidades de negócio.”
”Acreditamos que a 3WX tem um potencial de crescimento no Algarve principalmente na área do turismo. Estamos a estudar esta situação para avançar com a estratégia mais adequada.“
3WX
quinta-feira, agosto 23, 2007
Impasse pode reduzir projecto fotovoltaico da La Sabina

Mais de três anos depois da sua apresentação, o projecto para uma das maiores centrais fotovoltaicas do mundo com 116 MW de potência instalada, planeado para a mina de São Domingos, em Mértola, continua sem receber o aval do Ministério da Economia.
«Os nossos parceiros mantêm-se interessados, mas se o projecto não avançar nos próximos 12 meses, pelo menos a criação de duas fábricas de painéis para uma produção de 25 MW anuais deixará de fazer sentido», refere ao AmbienteOnline Helmfried Horster, administrador-delegado da La Sabina, sociedade responsável pela zona mineira desde 1974.
Apesar de continuarem disponíveis para avançar, o Executivo ainda não deu sinal verde à unidade, projectada em parceria com as empresas alemãs de energias renováveis Roth y Rau e Villa Lohberg e a Siemens Portugal. Para Portugal está estipulado um limite de 150 MW para o solar, até 2010, uma meta que ficaria praticamente preenchida só com este projecto. De qualquer modo, o administrador-delegado da La Sabina lembra que na Alemanha, por exemplo, não estão definidos limites e já estão instalados 1500 MW.
Com este projecto parado, a La Sabina poderá vir a abraçar uma outra iniciativa na área do turismo। «O projecto está previsto pela Montenmedio para a Andaluzia [Espanha], mas poderá também vir a ser desenvolvido do lado de cá da fronteira portuguesa», adianta.
AmbienteOnline 21/08/07
segunda-feira, agosto 06, 2007
Eugénia Santana Alho substitui Marcos Perestrelo no Parlamento

O deputado eleito pelo círculo eleitoral de Beja tomou posse, na passada semana, como vereador da Câmara Municipal de Lisboa, deixando o lugar na Assembleia da República para a veterinária municipal de Mértola apoiante de Manuel Alegre nas últimas presidenciais.
Eugénia Santana Alho pondera a possibilidade de ocupar mas ainda aguarda contacto oficial da Assembleia da República.
Eugénia Santana Alho deverá assim substituir Marcos Perestrelo na Assembleia da República.
Rádio Pax 06/08/07
segunda-feira, julho 09, 2007
Governador Civil contra atitude do Presidente da Câmara de Mértola

“São especialistas que cagam postas nos telejornais”, foi a resposta que o Governador Civil de Beja deu às acusações de Jorge Pulido Valente, presidente da Câmara de Mértola, sobre a falta de meios aéreos no incêndio no Parque do Vale do Guadiana.
As acusações ao Governo feitas por Jorge Pulido Valente, pela falta de meios aéreos no ataque ao violento incêndio que destruiu mais de 500 hectares no Parque do Vale do Guadiana, em que o autarca afirmou que se “todo o concelho fosse abrangido por qualquer helicóptero de ataque rápido, o combate às chamas teria sido mais rápido e o incêndio não teria tomado as grandes proporções que tomou”.
Voz da Planicie 09/07/07
Texto completo
sexta-feira, julho 06, 2007
Município de Mértola critica falta de helicóptero para combater fogo

O município socialista de Mértola criticou hoje o Governo por "grande parte" do concelho não estar abrangida por qualquer helicóptero de ataque rápido, o que prejudicou o combate ao incêndio que deflagrou quinta-feira e extinto hoje.
"Se todo o concelho fosse abrangido por qualquer helicóptero de ataque rápido que tivesse sido accionado e actuado, o combate às chamas teria sido mais rápido e o incêndio não teria tomado as grandes proporções que tomou", disse à agência Lusa o presidente da autarquia, Jorge Pulido Valente.
Os dois helicópteros de ataque rápido (preparados para actuar em dez minutos num raio de 30 quilómetros) mais próximos de Mértola estão sedeados em Cachopo, na zona serrana do concelho de Tavira (Faro), e em Ourique (Beja).
No entanto, criticou o autarca, "por estarem a mais de 30 quilómetros da zona onde deflagrou o incêndio, nenhum dos dois helicópteros foi accionado para actuar" no combate às chamas.
Confrontado pela Lusa, o comandante distrital de Operações de Socorro, Canudo Sena, escusou-se a comentar as críticas do autarca, referindo apenas que os dois helicópteros mais próximos "estavam fora da zona de primeira intervenção".
Lusa 06/07/07
Texto completo
quarta-feira, julho 04, 2007
Presidente da República inicia Roteiro para o Património em Mértola
quarta-feira, junho 20, 2007
Novo Aeroporto - Beja entra na corrida

O presidente da distrital, Amílcar Mourão, refere que vai na próxima semana enviar ao Governo a proposta de ampliação e reestruturação do aeródromo de Beja. Amílcar Mourão não tem nenhum estudo sobre a hipótese “Portela+Beja” mas, tendo em conta as potencialidades daquela localização, a hipótese deve ser analisada.
sábado, junho 16, 2007
quinta-feira, junho 07, 2007
Central Fotovoltaica de Pão e Água já entrou em serviço, no concelho de Mértola

segunda-feira, maio 21, 2007
Marcos Perestrello é o número quatro da lista de António Costa

Marcos Perestrello, um dos dois deputados do Partido Socialista eleitos pelo círculo de Beja, é o número quatro da lista de António Costa à Câmara Municipal de Lisboa, cujas eleições estão marcadas para o dia 15 de Julho.
Se a lista de António Costa ganhar, Marcos Perestrello é eleito vereador o que significa que deixará o cargo de deputado.
Para o seu lugar vai Eugénia Alho, veterinária no concelho de Mértola e curiosamente uma das subscritoras do Movimento de Intervenção e Cidadania apoiou a candidatura de Manuel Alegre à Presidência da República.
sábado, maio 19, 2007
Festival Islâmico de Mértola - Sábado
sexta-feira, maio 18, 2007
Festival Islâmico de Mértola - Sexta-feira

quarta-feira, maio 16, 2007
quinta-feira, abril 19, 2007
Câmara Municipal de Mértola concede apoios ao segundo filho
IX Feira do Mel, Queijo e Pão em Mértola

- Dia 27 (Sexta-feira)
17:00h - Abertura da Feira
17:30h - Animação de Rua e Stands
18:00h - Abertura Oficial
21:00h - Grupo Musical “J4”
- Dia 28 (Sábado)
11:00h - Abertura da Feira
12:00h - Animação de Rua e Stands
16:00h - Grupo Coral “Os Caldeireiros de S. João”
17:00h – Grupo Coral Guadiana de Mértola
18:00h – Grupo Coral e Instrumental “Os Lírios do Campo”
21:00h – Grupo de Música Tradicional “Modas ao Luar”
- Dia 29 (Domingo)
10:00h – Abertura de Feira
12:00h – Animação de Rua e Stands
15:00h – Grupo Coral Feminino “Rosas de Março”
16:00h - Grupo de Música Tradicional “Canto Moço”
19:00h - Encerramento da Feira
sexta-feira, abril 13, 2007
terça-feira, abril 03, 2007
Tribunal de Mértola em vias de extinção
quinta-feira, março 29, 2007
Aeroporto em Mértola ?

Segundo o ex-ministro do Equipamento, em 1999 «escolheu-se a Ota porque de todas as localidades ao Norte de Lisboa era a que tinha melhores condições» e esta «está muito mais bem situada do que a península de Setúbal» para um aeroporto central.
Quanto aos custos, Cravinho admitiu que será «porventura mais cara» a construção nos terrenos da Ota, mas frisou que não se pode esquecer o objectivo da obra, referindo que «era muito mais barato um aeroporto em Mértola» ou «em Beja» e concluindo que «o que é barato sai caro muitas vezes».
Lusa 29/03/07
quarta-feira, março 21, 2007
Agradecer ajuda que nunca chegou

quinta-feira, março 01, 2007
Centro islâmico abre em Mértola
segunda-feira, fevereiro 19, 2007
Câmara Municipal de Mértola investe 1,3 milhões de euros na remodelação de eixo comercial

quinta-feira, fevereiro 15, 2007
quarta-feira, janeiro 31, 2007
50.000 visitas!
sexta-feira, janeiro 26, 2007
Primeiro Ministro em Mértola

10h00: Barragem do Pisão- Visita à infra-estrutura e apresentação dos investimentos em Alqueva.
11h30: Garvão (Ourique)- Inauguração da unidade industrial Fábrica de Montaraz
13h00: Mértola- Encontro com a população, visita às unidades móveis (Educação, Saúde e outras) e ao Voluntariado de Exploração Arqueológica, seguida de Almoço.
15h30: Serpa- Visita a uma creche.
16h30: Beja- Lançamento da primeira pedra da obra do Aeroporto de Beja (Estrada de São Brissos).
18h00: Beja- Governo Civil, audiência com Parceiros Sociais.
sexta-feira, janeiro 12, 2007
Oito escolas de Mértola fecham portas em Setembro

''No concelho de Mértola deverão encerrar em 2007-2008 as escolas de Corte Sines, Fernandes, Moreanes, Vale de Açor, Via Glória, Penedos e Corte Gafo, a que se junta a EB 1 de São Pedro de Sólis, que só não encerrou já este ano devido a atrasos registados nas obras do novo centro educativo de São Miguel do Pinheiro. Contas feitas, a partir do próximo ano lectivo o município mertolense contará com menos uma dezenas de escolas primárias, sendo que a rede escolar do concelho ficará concentrada em cinco centros educativos (Mértola, São Miguel do Pinheiro, Algodôr, Santana de Cambas e Mina de São Domingos). A excepção será a escola de Corte Pinto.''
Correio Alentejo 12/01/2007
Texto completo