quinta-feira, agosto 23, 2007

Impasse pode reduzir projecto fotovoltaico da La Sabina


Mais de três anos depois da sua apresentação, o projecto para uma das maiores centrais fotovoltaicas do mundo com 116 MW de potência instalada, planeado para a mina de São Domingos, em Mértola, continua sem receber o aval do Ministério da Economia.

«Os nossos parceiros mantêm-se interessados, mas se o projecto não avançar nos próximos 12 meses, pelo menos a criação de duas fábricas de painéis para uma produção de 25 MW anuais deixará de fazer sentido», refere ao AmbienteOnline Helmfried Horster, administrador-delegado da La Sabina, sociedade responsável pela zona mineira desde 1974.


Apesar de continuarem disponíveis para avançar, o Executivo ainda não deu sinal verde à unidade, projectada em parceria com as empresas alemãs de energias renováveis Roth y Rau e Villa Lohberg e a Siemens Portugal. Para Portugal está estipulado um limite de 150 MW para o solar, até 2010, uma meta que ficaria praticamente preenchida só com este projecto. De qualquer modo, o administrador-delegado da La Sabina lembra que na Alemanha, por exemplo, não estão definidos limites e já estão instalados 1500 MW.


Com este projecto parado, a La Sabina poderá vir a abraçar uma outra iniciativa na área do turismo। «O projecto está previsto pela Montenmedio para a Andaluzia [Espanha], mas poderá também vir a ser desenvolvido do lado de cá da fronteira portuguesa», adianta.


AmbienteOnline 21/08/07

Sem comentários: