quinta-feira, outubro 26, 2006

Guadiana poluído


"O Greenpeace, uma das maiores organizações ambientalistas do planeta, através da sua delegação em Espanha, está a promover uma campanha contra o que diz ser “as ameaças que vão destruir por completo a riqueza natural do Guadiana internacional”. Os activistas dizem que, ao entrar em Portugal, o maior rio do Sul do País vem com os índices máximos de poluição devido ao excessivo número de barragens existente do lado espanhol.

“Todos os rios têm capacidade de oxigenação natural e de limpeza das águas, mas o Guadiana ao estagnar em Alqueva está a perder essas suas qualidades”, disse ao CM Julio Barea, responsável ibérico pelas campanhas ambientalistas relacionadas com os recursos hídricos.
A organização acusa os responsáveis políticos de ambos os países de especulação no que respeita às capacidades de Alqueva e de todo o baixo Guadiana. “É pura especulação ainda não haver um preço para a água de regadio e consumo, mas já haver projectos turísticos de grande envergadura agendados para as margens”, disse Barea. (...)
PONTE POLÉMICA NO POMARÃO
Uma ponte que atravessa a ribeira de Chança, um pequeno afluente do Guadiana, está em fase de construção e liga o Pomarão, Mértola, a Granado, em Espanha é também alvo da crítica dos ambientalistas. Defendem que a travessia deveria ser feita pelo paredão da barragem, situada a cerca de 500 metros do local. Pulido Valente, autarca de Mértola, assegura que a construção “respeita os estudos de impacte ambiental”.
Pedro Galego, Évora
Correio da Manhã 26/10/2006

2 comentários:

Anónimo disse...

A questão da ponte internacional já devia estar resolvida! A abertura por cima da ponte, sem duvida a mais economica numa primeira fase, não está a ser aplicada.
A especulação imobiliaria ja se começa a sentir na Freguesia de Santana de cambas, com a compra de propriedades pelos porcos dos espanhois. Espero que seja uma oportunidade para mertola, e nao um fracasso. daqui a anos o comum dos mertolenses julgará a situação

Anónimo disse...

solamente un cretino podría desear un puente para entrar en contacto con los "porcos espanhóis". ¿Oportunidad para Mértola de quitarse el hambre sirviendo de pasto para los cerdos?.
Por favor, querido cretino.....

Lusófilo