sexta-feira, fevereiro 01, 2008

Mértola: Mesquita voltou a ser assaltada


A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Anunciação, antiga mesquita de Mértola, foi novamente assaltada. No espaço de quatro meses foi o terceiro assalto a este local classificado como monumento nacional desde 1920.

Desta última vez os assaltantes não levaram nada porque antecipadamente e na sequência dos outros dois assaltos foram retirados, como medida de prevenção, os objectos valiosos que existiam dentro da mesquita.

José António Falcão, director do Departamento Histórico e Artístico da Diocese de Beja, afirmou que este último assalto foi mais violento com a destruição de uma das portas da Igreja.

Aquilo que se sabe é que os assaltantes deverão entrar na Igreja através de uns andaimes que estão colocados numa das paredes laterais do edifício devido a obras de recuperação e restauro que começaram há muito tempo e que foram suspensas já lá vão três anos.

José António Falcão considerou a situação preocupante porque dentro e fora da Igreja continuam abertos alguns “buracos” onde foram efectuados trabalhos arqueológicos. Para José António Falcão o cenário é propicio não só a assaltos mas também a actos de vandalismo.

Ainda assim, o director do DHADB está confiante e acredita na capacidade de intervenção do Minsitério da Cultura e na ajuda da autarquia de Mértola que tem acompanhado o problema e está interessada na sua resolução.

Rádio Voz da Planície 28-01-2008

Sem comentários: