sexta-feira, abril 21, 2006

Câmara despeja fossas a céu aberto


Os resíduos das fossas sépticas das habitações de Penedos, Mértola, estão a ser despejados ilegalmente por funcionários da autarquia num terreno baldio a um quilómetro da povoação e da ribeira do Vascão, que divide as regiões do Alentejo e do Algarve. Este atentado ambiental foi detectado no início da semana por moradores da localidade, situada a 25 quilómetros da sede do concelho, presidido pelo ex-director regional do Ambiente do Alentejo, Jorge Pulido Valente.


Contactados ontem pelo CM, tanto o presidente da Câmara de Mértola como o vereador do Ambiente, Jorge Rosa, disseram desconhecer o caso e garantiram que a edilidade irá “averiguar a situação”, até porque os funcionários “têm ordens para despejar os detritos na Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) mais próxima”.

Manuel Nunes, um dos queixosos, disse ao CM que se apercebeu do crime ambiental na segunda-feira, quando circulava na estrada que liga Penedos a Martinlongo (Algarve). “Despejaram as fossas no terreno perto dessa estrada duas ou três vezes e na quarta-feira voltaram a fazer o mesmo mais quatro vezes. É lamentável que isto aconteça, ainda para mais num concelho gerido pelo antigo director do Ambiente do Alentejo”.

Numa das situações em que verificou a ilegalidade, Manuel Nunes questionou os trabalhadores da câmara. Estes, segundo o morador, responderam: “Andamos a fazer isto aqui há tanto tempo e agora vem você chatear a gente”. Face a esta resposta, Manuel Nunes acredita que “os funcionários estavam a fazer o serviço à revelia dos responsáveis, para evitarem percorrer os 50 quilómetros da viagem de ida e volta até à ETAR de Mértola”.

José Ruas, dono de um terreno a cerca de 400 metros do local onde foram despejados os resíduos, diz que nunca mais beberá água do seu furo. “Estas porcarias infiltram-se na terra. A partir de agora tenho medo de beber desta água”.

"A SITUAÇÃO NÃO ME AGRADA"

Jorge Pulido Valente, presidente da Câmara de Mértola, mostrou-se ontem surpreendido com o caso. “Não tinha conhecimento dessa situação que, a verificar-se, não me agrada e é profundamente criticável”, referiu. Segundo o autarca, que já foi responsável pelo Ambiente no Alentejo, o despejo das fossas a céu aberto “foi um método herdado do passado” devido à inexistência de ETAR na maioria das freguesias do concelho.

“Temos mais de 140 povoações, muitas delas distantes de Mértola, e havia o hábito de despejar os detritos a céu aberto. Neste caso poderá ter havido uma falha de comunicação nos serviços, pois têm ordens para despejar as fossas nas estações mais próximas”, afiançou.

ENQUADRAMENTO LEGAL

PROIBIDO
O decreto-lei n.º 239/97 proíbe o abandono de resíduos, bem como a descarga dos mesmos “salvo em locais e nos termos determinados por autorização prévia”.
COIMAS
Se praticado por pessoa colectiva, o abandono e descarga ilegal de resíduos é punível com coima de valor entre 2500 e 45 mil euros ou entre 500 e 15 mil euros.
GRAVIDADE
A deposição de lamas com elevados teores de metais pesados nos solos é grave, nomeadamente porque aqueles se acumulam nos tecidos vegetais e animais.

Alexandre M. Silva, Évora
Correio da Manhã 21/04/2006

13 comentários:

Anónimo disse...

Pois é, aqueles comunistas tinham a mania da ecologia, agora sim Mértola está desenvolvida.....Grande presidente, este homem é demais, olha é......é tipo super-homem... Chegou o desenvolvimento a Mértola, até já existe poluição...Mas agora que ele sabe....é obvio que vai vestir a capa de super-herói e vai resolver o problema.##

Anónimo disse...

Um antigo director do ambiente do alentejo.........

Anónimo disse...

Pois pois a culpa é dos comunistas, já há alguns anos que não estão na câmara.
Culpar os outros por erros próprios é muito fácil.

Anónimo disse...

Estou com pena do jornalista e dos habitantes de penedos que denunciaram a situação, vão ter a “maquina” contra eles...

Anónimo disse...

e inacreditavel que em pleno seculo XXI ACONTEÇAM ATENTADOS CONTRA A NATUREZA COMO ACONTECEU EM PENEDOS,E A PENSAR QUE MERTOLA SE QUER CANDIDATAR A PATRIMONIO MUNDIAL!!!DA KE PENSAR,NAO DA?

Anónimo disse...

“Mértola quer ser património da humanidade” “Projecto. Grupo de trabalho criado pela autarquia prepara candidatura à UNESCO” (primeira pagina do correio alentejo de 14 de abril) como uma autarquia pode fazer uma candidatura a património da humanidade havendo crimes ambientais nesta escala, é com alguma estupidez que estamos a caminhar para uma situação grave.

Anónimo disse...

patrimonio da humanidade??????

Anónimo disse...

O Pulido Valente é estratega...Não viu nada...não sabe de nada....neinguém lhe contou nada
...
É uma fartura de ignorância.
Mas o que ele não disse foi que a Câmara já foi notificada 3 vezes de multa por fazer despejos a céu aberto...Como é que não sabe...????

Anónimo disse...

atão jogar estrume nas terras é um atentado embiental? venham cá à minha horta ver os atentados que ê fasso. Porra

Anónimo disse...

A Poluição , ja existia muito antes do mandado do Jorge pulido ! Ora pois... eu vi mtas das vezes o camiao a despejar muito antes do jorge se candidatar, !! ou este é um blog, politico ??? se for , sem duvida que é dos comunas ! mas vão criticando, pk é bom falar sem saber da missa a metade ! beijinhos

Anónimo disse...

Pois a poluição já existia ainda o jorge pulido não era nascido, se vamos pensar na mesma forma, porque se mudou de presidente? para ficar na mesma não valia a pena ...

Anónimo disse...

Nao tinha conhecimento desta situação. è sempre bom saber que afinal o desenvolvimento deste magnifico reino de D. Jorge I, o valente, chegou, especialmente àquela que é uma das 10 + socialistas do municipio. è pena ser sempre o errado.Poluição.

Ambasciatore Romano disse...

Para mim já é grave os atentados ambientais! Agora que o amigo Pulido não conheça o seu concelho é de pensar que raio de presidente????
Já para não falar de um grande Director do Ambiente do Alentejo!