quinta-feira, março 29, 2007

Aeroporto em Mértola ?


O ex-ministro do Equipamento João Cravinho disse hoje à agência Lusa continuar favorável a um aeroporto na Ota, admitiu que se reexamine a questão mas defendeu que a obra tem de ser ao Norte do Tejo.

Segundo o ex-ministro do Equipamento, em 1999 «escolheu-se a Ota porque de todas as localidades ao Norte de Lisboa era a que tinha melhores condições» e esta «está muito mais bem situada do que a península de Setúbal» para um aeroporto central.


Quanto aos custos, Cravinho admitiu que será «porventura mais cara» a construção nos terrenos da Ota, mas frisou que não se pode esquecer o objectivo da obra, referindo que «era muito mais barato um aeroporto em Mértola» ou «em Beja» e concluindo que «o que é barato sai caro muitas vezes».

Lusa 29/03/07

quarta-feira, março 21, 2007

Agradecer ajuda que nunca chegou


A Associação de Agricultores do Concelho de Serpa (AACS) reconheceu, ontem, publicamente a solidariedade dos seus colegas franceses da Solagro - associação de agricultores da região de Toulose - aquando da grave seca que assolou o Alentejo em 2005. Os agricultores franceses disponibilizaram, de forma gratuita, toda a forragem dos seus campos, numa área de 5.000 hectares. Uma ajuda, no entanto, que nunca chegou a Serpa, por falta de verbas para o transporte, mas que, ainda assim, mereceu o reconhecimento por parte dos portugueses.
A forragem gaulesa nunca chegou porque a AACS não dispunha de meios financeiros para a transportar. Na altura foi solicitada ajuda à Direcção Regional e, posteriormente, ao Ministério da Agricultura, mas Jaime Silva não disponibilizou ajuda extraordinária, além das "linhas de crédito", então anunciadas.
"Mesmo gratuita, mas, sendo nós a pagar o transporte, a forragem francesa ficaria mais cara", referiu ao JN, Manuel Godinho, dirigente da AACS, lembrando que a solução de recurso, à falta de ajuda do Governo, foi comprar a Espanha.
Jornal de Notícias 17/03/2007

quinta-feira, março 01, 2007

Centro islâmico abre em Mértola


O Centro de Estudos Islâmicos, único em Portugal, vai ser inaugurado em 17 de Maio, altura em que é inaugurado o Festival Islâmico e assinado o protocolo pelos Reitores das Universidades fazem parte do projecto, nomeadamente, Évora, Faro, Granada (Espanha) e da Tunísia, Marrocos e Argélia.