segunda-feira, julho 09, 2007

Governador Civil contra atitude do Presidente da Câmara de Mértola


“São especialistas que cagam postas nos telejornais”, foi a resposta que o Governador Civil de Beja deu às acusações de Jorge Pulido Valente, presidente da Câmara de Mértola, sobre a falta de meios aéreos no incêndio no Parque do Vale do Guadiana.

As acusações ao Governo feitas por Jorge Pulido Valente, pela falta de meios aéreos no ataque ao violento incêndio que destruiu mais de 500 hectares no Parque do Vale do Guadiana, em que o autarca afirmou que se “todo o concelho fosse abrangido por qualquer helicóptero de ataque rápido, o combate às chamas teria sido mais rápido e o incêndio não teria tomado as grandes proporções que tomou”.

Voz da Planicie 09/07/07
Texto completo

sexta-feira, julho 06, 2007

Município de Mértola critica falta de helicóptero para combater fogo


O município socialista de Mértola criticou hoje o Governo por "grande parte" do concelho não estar abrangida por qualquer helicóptero de ataque rápido, o que prejudicou o combate ao incêndio que deflagrou quinta-feira e extinto hoje.

"Se todo o concelho fosse abrangido por qualquer helicóptero de ataque rápido que tivesse sido accionado e actuado, o combate às chamas teria sido mais rápido e o incêndio não teria tomado as grandes proporções que tomou", disse à agência Lusa o presidente da autarquia, Jorge Pulido Valente.

Os dois helicópteros de ataque rápido (preparados para actuar em dez minutos num raio de 30 quilómetros) mais próximos de Mértola estão sedeados em Cachopo, na zona serrana do concelho de Tavira (Faro), e em Ourique (Beja).

No entanto, criticou o autarca, "por estarem a mais de 30 quilómetros da zona onde deflagrou o incêndio, nenhum dos dois helicópteros foi accionado para actuar" no combate às chamas.

Confrontado pela Lusa, o comandante distrital de Operações de Socorro, Canudo Sena, escusou-se a comentar as críticas do autarca, referindo apenas que os dois helicópteros mais próximos "estavam fora da zona de primeira intervenção".


Lusa 06/07/07
Texto completo

quarta-feira, julho 04, 2007

Presidente da República inicia Roteiro para o Património em Mértola


O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, inicia na Vila
de Mértola, no próximo dia 11 de Julho, o Primeiro Itinerário
do Roteiro para o Património.