terça-feira, outubro 31, 2006

Unidade médico-social de Mértola nomeada para prémio da ONU

A unidade móvel médico-social de Mértola está entre os finalistas a um prémio internacional de boas práticas atribuído pelas Nações Unidas (ONU), tornando-se a primeira candidatura portuguesa a conseguir chegar à última fase de escolha.

quinta-feira, outubro 26, 2006

Guadiana poluído


"O Greenpeace, uma das maiores organizações ambientalistas do planeta, através da sua delegação em Espanha, está a promover uma campanha contra o que diz ser “as ameaças que vão destruir por completo a riqueza natural do Guadiana internacional”. Os activistas dizem que, ao entrar em Portugal, o maior rio do Sul do País vem com os índices máximos de poluição devido ao excessivo número de barragens existente do lado espanhol.

“Todos os rios têm capacidade de oxigenação natural e de limpeza das águas, mas o Guadiana ao estagnar em Alqueva está a perder essas suas qualidades”, disse ao CM Julio Barea, responsável ibérico pelas campanhas ambientalistas relacionadas com os recursos hídricos.
A organização acusa os responsáveis políticos de ambos os países de especulação no que respeita às capacidades de Alqueva e de todo o baixo Guadiana. “É pura especulação ainda não haver um preço para a água de regadio e consumo, mas já haver projectos turísticos de grande envergadura agendados para as margens”, disse Barea. (...)
PONTE POLÉMICA NO POMARÃO
Uma ponte que atravessa a ribeira de Chança, um pequeno afluente do Guadiana, está em fase de construção e liga o Pomarão, Mértola, a Granado, em Espanha é também alvo da crítica dos ambientalistas. Defendem que a travessia deveria ser feita pelo paredão da barragem, situada a cerca de 500 metros do local. Pulido Valente, autarca de Mértola, assegura que a construção “respeita os estudos de impacte ambiental”.
Pedro Galego, Évora
Correio da Manhã 26/10/2006

Temporal: Ponte sobre a ribeira de Oeiras foi suspensa



As obras da nova ponte sobre a ribeira de Oeiras, foram suspensas até à Primavera, depois da queda, devido ao mau tempo, das estruturas metálicas que iriam suportar a construção do tabuleiro. "A chuva intensa que caiu na madrugada de segunda- feira levou à subida das águas da ribeira, cuja intensidade provocou a queda das estruturas de cofragem que iriam suportar a construção do tabuleiro da ponte", explicou o vereador da autarquia Jorge Rosa.Apesar de salientar que se trata "apenas de danos de pormenor", que não afectaram os pilares da ponte já construídos, o autarca adiantou que o acidente obrigou à suspensão das obras, que começaram em Setembro e deveriam terminar em Março.

quarta-feira, outubro 04, 2006

III Encontro de Empresário do Concelho de Mértola


A 3.ª edição do encontro de Empresários tem como temas principais o “desenvolvimento económico do Concelho de Mértola como sejam o QREN 2007-20013 e a revisão do PDM”.

segunda-feira, outubro 02, 2006

Procura-se medico


Procura-se medico
para tratamento de
uma vila doente.